Cuidando do Planeta

Cuidando do Planeta

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Programa prevê se produtos químicos irão se biodegradar ou poluir o meio-ambiente

A maioria do público acredita que os produtos químicos utilizados em nosso dia-a-dia já foram exaustivamente testados e que seus criadores sabem exatamente como a natureza os receberá de volta quando eles forem jogados em nossos esgotos ou simplesmente caírem no solo. Infelizmente esta não é toda a verdade.
Contaminantes químicos
Apesar dos inúmeros cuidados e métodos desenvolvidos para se avaliar o impacto ambiental dos compostos químicos, a realidade é que é virtualmente impossível testar como cada um deles vai se comportar na natureza.


Produtos químicos no meio-ambiente
O destino dos compostos orgânicos no meio-ambiente, dos mata-matos aos medicamentos, são decididos pelos micróbios. Esses organismos quebram alguns compostos diretamente em dióxido de carbono (CO2). Mas outros produtos químicos permanecem no meio-ambiente por anos, absolutamente intocados.
O novo sistema, desenvolvido por Lorenzo, mostra como os microorganismos digerem os compostos químicos. Diante de uma formulação que não seja digerida, é emitido um alerta que poderá auxiliar as autoridades a estabelecerem restrições ou até a proibir a   comercialização do novo produto químico.




Fonte: inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário