Cuidando do Planeta

Cuidando do Planeta

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Analizando os produtos químicos

A sociedade deve considerar o mau de cada produto químico construído pelo homem e que é bom tudo o que é natural. Não é porque o produto é natural que ele seja automaticamente bom para a saúde ou para o ambiente. O que aparenta ser mais natural do que queimar lenha numa fogueira, por exemplo? Na realidade, o fumo de um incêndio pode ser danoso quer para a saúde quer para o ambiente tal como outros processos de combustão.
Também é necessário consider todo o ciclo de vida de um produto, (desde a criação à sua destruição), para se avaliar o seu impacto. Já alguma vez imaginou que o impacto da cultura do algodão no ambiente pode ser maior do que produzir fibras sintéticas, como o poliéster? A razão é que o algodão necessita de grandes quantidades de água, de fertilizadores e de pesticidas.
É fundamental o fortalecimento da ciência química através da pesquisa e desenvolvimento para nos permitir manter uma vida confortável em harmonia com o ambiente e a natureza. Isto representa o maior desafio de todas as disciplinas da ciência moderna, e muito em especial as que têm efeito no ambiente – a integração da tecnologia, da natureza e dos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário